sexta-feira, 2 de julho de 2010

A VIDA CONITNUA

É... para muita gente deve ter sido muito cruciante a Seleção Brasileira perder para Holanda. Contudo, como disse muito bem o goleiro brasileiro: a vida continua, foi somente um jogo, pessoal!
A bem da verdade, nos tempos dos Anos de Chumbo, vencer uma Copa era quase que uma questão de vida ou de morte. Os governantes, que não eram politicamente corrretos, ao invés de solucionar os problemas da nação, exaltavam o patriotismo ao máximo que podiam, fizeram do futebol uma disputa representativa da soberania nacional, para mascarar a realidade. Assim sendo, só havia uma maneira do brasileiro suportar o descalabro da situação política, social e econômica naquele tempo - vencer a Copa do Mundo, que era como se disséssemos aos outros povos - nós não temos democracia, justiça social nem o desenvolvimento tecnológico dos países de primeiro mundo; mas, e daí?! Ainda assim somos felizes, que somos brasileiros, os melhores do mundo no futebol! É muito triste isso, não? A nação se comportava que nem uma criança que via algo que lhe desagradava; mas não tinha maturidade suficiente para enfrentar o problema. Daí, para não continuar vendo a criança chorando, os pais lhe davam um brinquedo, a fim de distrair-lhe a atenção...
"Como dizia Nelson Rodrigues dentre as coisas sem importância, quem sabe, o futebol seja a mais importante de elas". Felizmente, creio que, atualmente, o povo brasileiro já tem maturidade o bastante para entender que o futebol é apenas um esporte, destituído de toda aquela pseudo-importância que se dava a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário